Buscar
Primeiros direitos do Bebê ao nascer
- Li Ulhoa
- 16 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Mãezinhas, olá, vocês conhecem quais são os primeiros direitos adquiridos do seu bebês, assim que nascem?
Não fazem nem ideia não é mesmo?
Então vamos lá, aqui estarei listando alguns direitos que eles possuem antes mesmo de sair da maternidade!
Assim que nasce o seu bebê, de prontidão usufrui do plano de saúde da mãe, até ser adicionado como dependente. Se isso não ocorrer, é desligado do plano assim que completa 30 dias de vida.
Mas são os principais:
1- ser registrado gratuitamente (registro nascimento em cartório): procure na maternidade que se encontra, ou no hospital, se há o setor de registro, para que possa fazê-lo.
2-receber a Caderneta de Saúde da Criança: geralmente é um caderninho que lhe entregam no hospital com todos os dados do bebê assim que nasce, quanto ao registro no SUS ele só ocorre após o registro de nascimento.
3-realizar gratuitamente o teste do pezinho (o ideal é que seja feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida): pode ser feito através do SUS ou pelo plano particular (que é mais completo) em clinica.
4- realizar gratuitamente o teste da orelhinha: o mesmo que o teste pezinho.
5-ter acesso a serviços de saúde de qualidade;
6- receber gratuitamente as vacinas indicadas no calendário básico de vacinação: antes da liberação do hospital, já recebe as primeiras vacinas.
7-mamar exclusivamente no peito durante os primeiros seis meses de vida;
8- ser acompanhado pela família e pelos profissionais de saúde em seu crescimento e desenvolvimento: podendo ser em consultas particulares ou através do SUS com pediatra escolhido pelos pais.
9-ser acompanhado pelos pais durante a internação em hospitais;
10-ter uma família e convivência com a comunidade: aqui se encontra o que podemos dizer de vaga em uma creche/escola publica.
11-viver num lugar limpo, ensolarado e arejado;
12-viver em ambiente afetuoso e sem violência.
Lembrando às mamães que possuem plano de saúde, seu filho é incluido em seu plano por 30 dias, ou seja, utilize a carteirinha da mamãe para fazer consultas em pediatras e exames no seu filho. Você tem 30 dias para colocá-lo como dependente.
Se não possui a carteirinha particular de saúde, é fácil inclui-lo no SUS para exames, deverá apresentar na agencia de saúde do seu bairro cópia da certidão de nascimento + comprovante residencial (o mais atual possível)+ copia documentos do responsável e numero AMA família. A carteirinha SUS permite que a criança seja atendida pela rede pública de saúde. Todos podem se inscreve
Comments