Transporte para bebês e crianças
- Li Ulhoa
- 23 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Mamães e papais, hoje iremos falar do Código de Trânsito, o qual desde 2010 faz obrigatório o transporte correto em veículos para crianças e bebês.
Mamães que estão gravidinhas e já pensam em providenciar a segurança para filho (a) e papais que dirigem, vamos prestar bastante atenção!
A primeira dica:A cadeira de segurança deve apresentar o selo do Inmetro. Esse selo garante que a cadeira de segurança passou pelos testes de colisão.
Segunda dica: Os pais também devem seguir à risca as orientações do manual de uso das cadeiras. Cada modelo é desenvolvido de acordo com o peso e a idade do usuário. Se a criança não for colocada corretamente na cadeirinha ou se esta estiver mal instalada no carro, a sua segurança fica comprometida.
Terceira dica: sempre testem a caideirinha no carro antes de comprar o modelo e nunca a coloquem no banco da frente!
Vamos aos modelos corretos para dades/peso a serem usados:
1º modelo: Para crianças de até 13 Kg () meses a 1 ano de idade)- bebê conforto (sempre virado de costas para o


motorista, ou seja, o bebê viaja olhando para a parte traseira do veículo para proteger a sua cabeça e coluna sensiveis) ou poltrona reversível com cinto de três pontos.


2º modelo: Para crianças entre 9Kg e 18Kg (entre 1 ano e 4 anos de idade) : cadeirinhas reversíveis. Aqui a criança já anda na cadeirinha virada para frente e com cinto de três pontos na cadeirinha.
3º modelo: Para crianças entre 18Kg e 36Kg (entre 4 anos e 7anos de idade)- assentos de elevação (booster);
4º modelo: Para crianças acima de 36KG e no mínimo 1,45m de altura (aproximadamente 7anos e 10 anos de idade): cinto de segurança de 3 pontos do próprio veículo.
Lembrando aos papais e mamães que muitas cadeirinhas e bebês confortos não se adequam direitinho à segurança da cabeça do bebê. Assim é ideal que comprem almofadinha para que a mesma não fique chocalhando.

Outras Recomendações de segurança para o transporte de bebês e crianças:
Trave a abertura das portas traseiras. Use a trava que impede que elas sejam abertas por dentro;
Mantenhas os vidros quase fechados. Permitindo apenas a entrada de ar para ventilação;
Nunca transporte crianças no colo;
Nunca transporte crianças no porta malas e caçambas;
Nunca coloque duas ou mais crianças no mesmo cinto de segurança;
Nunca utilize o cinto de adultos em crianças.

se estes estão equipados com a cadeirinha /elevação para a idade correta do seu filho, se estão posicionados corretamente e possuem cinto. Assim como se ha uma pessoa para acompanhar as crianças, além do motorista.
A novidade para as vans escolares é que as mesmas deverão ter internamente câmeras. O projeto (PLS 81/2016) preve que as camêras imagens serão armazenadas por pelo menos 180 dias pelos responsáveis pelo transporte e só estarão disponíveis para a autoridade policial ou judiciária, em caso de investigação.
Estes itens (assim como demais) são essenciais para que o transporte seja aprovado no Detran.
Existem várias soluções de segurança para transportar o bebê ou a criança, tais como, cadeirinhas especiais e banquinhos auxiliares ("booster"). Procure pela opção que melhor se adapta ao seu caso, evite multas (R$293,47) e boa viagem.
Comments